A Criança de Virgem
A Criança de Virgem – se não gosta de comer alguma coisa, descobre-se rapidamente por causa de seus problemas digestivos.
É preciso prestar toda a atenção a tudo que está relacionado com seus cuidados, pois para a criança de virgem, todos os detalhes contam.
É uma criança pensativa, introvertida, discreta, não muito expressiva, porém diligente e muito mais afetuosa do que aparenta.
Como quem não quer a coisa, observa com uma lupa tudo o que acontece ao seu redor.
A criança de Virgem não deixa escapar o gesto mais insignificante, essas coisas que são tão reveladoras da verdadeira natureza das pessoas (vide o senso crítico social de Nelson Rodrigues).
Assim, desde muito cedo aprende a fazer estimativas, avaliar, medir, calcular, contar. Este dom inato a faz correr o risco de transformar-se em contadora de seus sentimentos e emoções, pois tem muitos escrúpulos no momento de deixar-se levar por eles.
De fato ela sente necessidade de preservar seu eu, sua identidade, razão pela qual pode ser muito desordenada, ou excessivamente organizada e meticulosa.
A ordem ou a desordem a protegem. Se a fazem sentir-se útil, deixará com naturalidade de ser reservada e expressará seus sentimentos mais livremente.
A Criança de Virgem – a crítica como virtude e defeito
A criança de Virgem é bastante crítica, já que discriminar, não no mau sentido, mas no sentido exato da palavra é um de seus principais dons.
A busca pela perfeição é a virtude e a maldição de Virgem, e os pequenos virginianos a perseguem ou fogem para o polo oposto e se tornam desleixados.
Ensinar os pequenos virginianos a fazer críticas construtivas é necessário, para que não se tornem pessoas excessivamente exigentes e consequentemente mal queridas.
São crianças que necessitam de ordem e limpeza para que se sintam confortáveis e confiantes, portanto, proporcionar uma rotina organizada no dia a dia é uma boa maneira de tê-las felizes.