Circuncisão da língua – A Oração
Circuncisão da língua – A palavra hebraica para circuncisão é Milá.
Esta mesma palavra, entretanto, também significa “palavra”, tal como encontramos:
“O Espírito de Deus fala por mim e Sua Palavra (Milá) está em sua língua” (2 Samuel 23:2).
Daí que isto também possa se traduzir como a palavra da língua.
A circuncisão da língua refere-se à capacidade para usar os mistérios da língua hebraica.
Também se refere à capacidade para perscrutar os mistérios da Torá.
Em um sentido mais geral, tal circuncisão denota fluência verbal.
De alguém que não pode falar propriamente é dito que tem lábios incircuncisos.
Moisés, por conseguinte, disse: “como o Faraó me ouvirá se tenho os lábios incircuncisos? (Êxodo 6:12)”.
Quando é dado a alguém o poder de falar propriamente, sua língua é considerada circuncidada.
Isto é, este poder manifesta-se tanto através da circuncisão como na palavra falada.
A circuncisão da língua – cinco oposto a cinco
Um bom exemplo disso se encontra na Benção Sacerdotal.
Nela os sacerdotes levantam as mãos e pronunciam a bênção delineada na Escritura (Números 6:22 – 27).
Os sacerdotes levantam as mãos precisamente na altura da boca, conforme está escrito:
“Aharon levantou suas mãos para o povo e o benzeu.” (Levítico 9:22).
O sacerdote-cohen¹ deve concentrar-se no fato de que seus dez dedos representam as Dez Sefirot.
Como resultado da focalização da força espiritual entre suas duas mãos, sua língua está circuncidada e a benção surte o efeito apropriado.
O mesmo é verdadeiro no ato de elevar as mãos em oração.
Aqui, novamente, as duas mãos focalizam o poder espiritual para circuncidar a língua, permitindo ao indivíduo orar efetivamente.
Em alguns sistemas de meditação cabalística também se usava a aposição de mãos no alto para focalizar a energia espiritual.
Por uma razão parecida, os sacerdotes-kohanim² tinham que lavar suas mãos e pés antes do Serviço Divino.
Glossário:
1 – Cohen ou Kohen (em hebraico כהן, sacerdote, pl. כהנים kohanim) é o nome dado aos sacerdotes na Torá, cujo líder era o Cohen Gadol (Sumo Sacerdote de Israel), sendo que todos deveriam ser descendentes de Aarão.
2 – Em hebraico כהן, sacerdote, pl. כהנים kohanim, sacerdotes.
Fonte: Sêfer Ietsirá – Arieh Kaplan
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