Lua em Capricórnio
Lua em Capricórnio
A lua em capricórnio indica uma natureza reservada, tímida e um tanto cautelosa, que muitos identificam como frieza, sendo também muito austeras e sérias.
Os nativos com lua em capricórnio levam a vida muito a sério, porque sabem, dentro de si, que a vida não é fácil e que a sobrevivência, mesmo a emocional, depende de muito esforço.
Lua em Capricórnio – Herança materna
Do ponto de vista materno, ou da herança materna, já que a lua tem relação íntima arquetípica com a mãe – a que temos e a que somos – o nativo possui um senso nato muito forte de que a luta pela sobrevivência tanto física quanto moral é diária, tendo a mãe experimentado possivelmente muitas dificuldades.
A mãe do nativo pode ter experimentado uma infância marcada pela pobreza ou escassez, na qual não teve muito carinho e foi provavelmente criada com muita severidade. Da mãe, a pessoa com lua em capricórnio aprende desde cedo que devemos nos dedicar e esforçar para alcançarmos algum lugar ao sol, daí o senso de responsabilidade, que desde muito cedo é aprendido pelos nativos.
Lua em Capricórnio – Detrimento
A lua em capricórnio está no signo de seu detrimento, já que ela tem seu domicílio em câncer. Embora muitos autores e astrólogos considerem esta uma lua nefasta, em minha prática profissional e observação pessoal, tenho outra leitura da lua em capricórnio, bem como de todos os planetas em detrimento.
A lua domiciliada em câncer tem uma influencia lunar muito exacerbada, tendendo a ser uma “galinha choca”, superprotegendo seus filhos e todos aqueles que adota pela vida afora, tendo problemas em colocar limites e ensiná-los a viver e caminhar com as próprias pernas.
Já no eixo oposto – capricórnio – ela sabe muito bem cuidar e preservar, ao mesmo tempo em que dá uma ótima noção de limite, já que deixa muito claro a todos que não é não. Alegoricamente, a lua em câncer pesca o peixe e a lua em capricórnio dá a vara e ensina a pescar.
Pensar em um signo como apenas um é um erro: é um eixo, sendo, portanto, duas polaridades que se completam, e conseguir o perfeito equilíbrio deste eixo é sempre o ideal.
Lua em Capricórnio – trabalhadores incansáveis
A lua em capricórnio cria pessoas trabalhadoras, ambiciosas, mas sua ambições possuem uma tendência pessoal, voltada ao status e à segurança financeira. É preciso que se entenda que a lua, em nosso mapa natal, é responsável pela auto preservação e também aos nossos medos, e para os que tem lua em capricórnio segurança material tem a ver com auto preservação, sendo, portanto, as duas coisas interligadas, ainda que a nível inconsciente.
A Lua em Capricórnio, quando mal aspectada, pode levar a uma busca muitas vezes inescrupulosa por dinheiro e poder, bem como por status para si ou sua família, levando a investimentos egoístas.
Capricornianos lunares – Timidez
Os nativos com Lua em Capricórnio com frequência são tímidos e inseguros a respeito de seu próprio valor, e podem ser hipersensíveis à falta de consideração por parte das outras pessoas, seja real ou imaginária. Normalmente estes nativos procuram se justificar pela dignidade pessoal e ambição para vencer.
Em seu pior aspecto, a Lua em Capricórnio pode imprimir em seus nativos tendências calculistas para obter dinheiro e poder a qualquer custo, sem considerar os sentimentos dos outros, e esta deve ser uma tendência a ser evitada, já que certamente gerará muitos ressentimentos por parte das outras pessoas.
Dedico este artigo a dois amores do meu coração, capricornianos lunares – Valdenir Benedetti e Nadia Greco.