A Criança de Capricórnio
A criança de capricórnio é uma criança do silêncio, pouco barulhenta, que parece muito concentrada em si mesma, pouco aberta ao mundo exterior.
Na realidade, se em princípio se fecha em si mesma, é para reunir melhor suas forças, pois quase sempre possui uma vitalidade frágil, que compensará com uma grande resistência e um sistema de autodefesa muito elaborado.
Sua sensatez e seu semblante sério algumas vezes incomodam, pois dá mostras de uma grande maturidade precoce. Esta característica do caráter é muito flagrante nas garotas deste signo, que têm uma lucidez e um realismo que confundem.
A Criança de Capricórnio – o peso da responsabilidade
A criança de capricórnio mostra-se, muitas vezes, mais razoável que seus pais, assumindo facilmente o papel de pai ou de mãe quando uma das duas figuras está ausente.
Pouco aberta, é muito sensível à estima que lhe é dirigida.
Suas feridas de amor próprio a mortificam e podem torna-la intransigente, podem irritá-la, fazendo-a rejeitar toda a concessão, não ceder nem perante suas fraquezas nem perante as dos outros.
A Criança de Capricórnio – sua relação com o tempo
A criança de capricórnio é mais indiciplinada e independente do que parece e odeia o imprevisto. Para proteger-se disso, aproveita seu espírito lógico seu sentido de organização, sua vontade tenaz e ousada.
O pequeno capricorniano trabalha o tempo no inverso – quando pequeno é muito responsável e diciplinado, mas aprende a ser mais light com a imensa responsabilidade que se auto impõe, e parece menos velho ou maduro na medida em que cresce.