Nimshahta mimidat haKodesh – Bar Yochai Song
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Nimshahta mimidat haKodesh – bar Yochai Song
Nimshahta mimidat haKodesh – mais conhecida como a canção de Rabbi Shimon bar Yochai, é um hino que exalta as virtudes do rabino Shimon bar Yochai, o autor do sagrado Zohar. Nimshahta mimidat haKodesh relata como ele alcançou a grandeza em cada uma das 10 sefirot.Confira a letra e a tradução para português no site:http://www.astrotrends.com.br/conteudo/2018/10/09/nimshahta-mimidat-hakodesh-bar-yochai-song/
Posted by Astrotrends on Tuesday, October 9, 2018
Nimshahta mimidat haKodesh – mais conhecida como a canção de Rabbi Shimon bar Yochai, é um hino que exalta as virtudes do rabino Shimon bar Yochai, o autor do sagrado Zohar.
Nimshahta mimidat haKodesh relata como ele alcançou a grandeza em cada uma das 10 sefirot.
Cada estrofe corresponde a uma diferente séfira (indicada aqui pelas pequenas palavras hebraicas que precedem cada estrofe (malchut, yesod, etc.).
O compositor soletrou seu nome (Shimon Lavia) nas primeiras letras das estrofes hebraicas.
Esta canção, comumente cantada no Shabat e durante todos os dias da contagem do Omer, é ouvida o tempo todo em Lag B’Omer, na cidade de Meron, ao norte de Israel, o local do túmulo de Rabbi Shimon.
Abaixo a transliteração do hebraico:
Nimshahta mimidat haKodesh – transliteração do hebraico
Refrão:
Bar Yohai
Nimshahta
Asherecha
Shemen sason
Mei’ haverecha.
Estrofe I:
Bar Yohai, shemen mishhat kodesh
Nimshahta mimidat haKodesh
Nasata tzitz neizer haKodesh
Havush al rosh’ha p’eirecha
Refrão: Bar Yohai…
Estrofe II:
Bar Yohai, moshav tov yashavta,
Yom nasta, yom asher barahta
Bi’marat tzurim she’amadta
Sham kanita hod’cha vahadarech
Chorus: Bar Yohai…
Estrofe III:
Bar Yohai, atzei shittim om’dim
Limudei Hashem hem lom’dim
Or muphleh, or haY’kod heim yoke’dim
Halo heimah yorucha morecha
Refrão: Bar Yohai…
Estrofe IV:
Bar Yohai, v’lisdei tapuhim
Aalita lilkot bo merkahim
Sod Torah k’tzitzim u’phrahim
Na’aseh adam n’e’mar ba’avurecha
Refrão: Bar Yohai…
Estrofe V:
Bar Yohai, ne’ezarta bigvurah
Uv’milhemet eish dat haSha’rah
V’herev hotzeita mita’raah
Shalaphta neged tzorerecha
Refrão: Bar Yohai…
Estrofe VI:
Bar Yohai, limkom avnei shayish
Higa’ta u’phnei aryeih layish
Gam gulat koteret aal aayish
Tashuri u’mi y’shurecha
Refrão: Bar Yohai…
Estrofe VII:
Bar Yohai, b’Kodesh haKodashim
Kav yarok, m’hadesh hodashim
Shevaa shabatot, sod hamishim
Kasharta kishrei shin k’sharecha
Refrão: Bar Yohai…
Estrofe VIII:
Bar Yohai, yud chochmah k’dumah
Hishkaphta lichvodo p’nimah
Leiv n’tivot reishit t’rumah
At k’ruv mi’m’shah ziv orecha
Refrão: Bar Yohai…
Estrofe IX:
Bar Yohai, ore muphleh rum ma’lah
Yareita mi’l’habit ki rav laah
Ta’alumah v’ayin korei laah
Na’amta aayin lo t’shurecha
Refrão: Bar Yohai…
Estrofe X:
Bar Yohai, ashrei yolad’techa!
Ashrei ha’am heim lom’decha
V’ashrei haOm’dim al sodecha
L’vushei hoshen tumecha v’urecha
Refrão: Bar Yohai
Abaixo, a tradução para que todos possam compreender seu significado.
Nimshahta mimidat haKodesh – transliteração para Português
Bar Yochai – afortunado é você, ungido com óleo alegre [sabedoria], além de seus companheiros.
(Malkut):
Bar Yochai… Você foi ungido com o óleo sagrado que flui da fonte transcendente [misericórdia]. [Como o Sumo Sacerdote], você usava uma coroa sagrada que separava você de outros homens, uma aura de esplendor eternamente sobre sua cabeça.
(Refrão)
(Yesod):
Bar Yochai… Foi uma bela moradia que você encontrou, no dia em que fugiu dos romanos.
[Por treze anos] você ficou na areia da caverna rochosa – lá você mereceu a sua coroa de esplendor e radiância.(Refrão)
(Netzach / Hod):
Bar Yochai… Seus alunos são como os [fortes e belos] raios de madeira de acácia [usados para sustentar o Tabernáculo].
Quando eles aprendem a Torá de D’us, eles se inflamam com a maravilhosa luz ardente [de seus segredos]. Eis que esses segredos foram revelados a você por seus professores [Moisés e Elias].
(Refrão)
(Tiferet):
Bar Yochai… [Enquanto ainda vivo] você ascendeu ao Campo das Maçãs [Jardim do Éden] para reunir remédios [para as almas de seu povo].
Segredos da Torá cujas fragrâncias são mais doces que flores e flores. Só para você a criação inteira do Homem valeu a pena.
(Refrão)
(Gevura):
Bar Yochai… Você cingiu-se com força e atingiu o autodomínio total para lutar na batalha da Torá do fogo [fogo negro sobre branco] nos portões [onde os juízes estavam sentados].
Você desembainhou sua espada e a brandiu contra os inimigos [do seu povo].
(Refrão)
(Chesed):
Bar Yochai … Você subiu a um palácio de pedras de mármore puro.
Mesmo lá você [endureceu seu rosto como o leão, e] ficou imóvel diante da constelação de Leão. ¹
Coroado em glória, você subiu além do Grande Urso [para perceber maravilhas que nenhum mortal jamais captou].
Você viu, mas quem poderia ver você?
(Refrão)
(Bina):
Bar Yochai… Quando você alcançou o Santo dos Santos [do Tabernáculo Superior, você captou o segredo] da Linha Verde (o fio da luz medida através da qual D’us criou o mundo e) através do qual Ele continuamente renova as obras da Criação diariamente.
[As obras da Criação são conhecidas como] as Sete Semanas (Quarenta e Nove Portas de Entendimento).Para ir além disso e captar o segredo das Cinquenta, você ligou [seu pensamento] à letra Shim [nos dois lados do Tefilin ²].
(Refrão)
(Chochma):
Bar Yochai… Você percebeu o brilho interno da letra Yud, a sabedoria inefável da Torá que precedeu a Criação.
[Você domina] os Trinta e Dois Caminhos [que fluem do Yud, a essência da Torá que é chamada] o “Primeiro Terumah”³.Então, como os Querubins [no alto], você foi ungido com o esplendor da luz radiante de [D’us].
(Refrão)
(Keter):
Bar Yochai… Quando você alcançou o nível mais alto da misteriosa luz oculta, você temeu olhar devido à grandeza de seu brilho.
É [o nível mais oculto da Vontade e Propósito de D’us, que] é chamado de “nada”, sobre o qual [D’us] disse: “Nenhum homem pode Me ver [e permanecer fisicamente vivo]”.
(Refrão)
Nimshahta mimidat haKodesh – Notas explicativas
- 1 – Existe uma passagem do Zohar onde está escrito que Chesed olha o Leão de frente. Este é um dado importante para que se compreenda os 32 caminhos da Árvore da Vida e suas correspondências e atribuições.
- 2 – Tefilin é o nome dado a duas caixinhas de couro, cada qual presa a uma tira de couro de animal kasher, dentro das quais está contido um pergaminho com os quatro trechos da Torá em que se baseia o uso dos filactérios.
O Tefilin é usado na cabeça, segundo os mandamentos da Shemah (e serão Tefilin entre os teus olhos) - 3 – Terumah é a palavra hebraica para oferta, oferenda ou presente. Refere-se a décima segunda palavra e primeira palavra distintiva na Parashah) é a décima nona porção semanal da Torá (פָּרָשָׁה, parashah) no ciclo anual judaico da leitura da Torá e a sétima no Livro do Êxodo.
Chochma é também chamada Segunda Glória, e a primeira manifestação depois de Kether.
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